quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Dropbox

Tem na internet vários serviços que podem ajudar na nossa vida online. No requisito de colocar arquivos no "cloud" (literalmente "nas nuvens", expressão usada para o fato de colocar os dados num servidor distante), tem concorrência acirrada, mas um serviço, no meu ponto de visto, se sobressai: Dropbox.
Graça a um pequeno programa que você instala no seu computador, o uso é muito fácil e transparente: você copia e uso os arquivos no explorador windows (mas também funciona no MAC e no Linux! um ponto a mais a favor.) , depois a sincronização online é imediata e transparente, nada a fazer! O limite inicial é de 2GB, mas por meio de patrocino, você pode alcançar até 8GB, todo isso de graça. Tem também um serviço pago, com mais recurso. Abaixo, uma pequena lista do que dar para fazer  com a versão gratuita, e pode ver que jà bastante coisas. As três principais:
  • Pode ser usada para salvar dados. Claro que não pode esquecer que é um serviço que vai depender de sua conexão internet (que pesa no envio e recebimento de arquivos pesados), e um serviço público ( não usa para colocar dados ultra-confidenciais, e como para suas outras identificações na Internet, evita usar a data de nascimento com senha). Fora isso, se quer resgatar um arquivo apagado a um tempo, ou ter uma versão anterior, você pode fazer isso! (Somente pela interface web).
  • Pode ser usada para ter sempre a última versão dos arquivos: muito útil se você tem vários computadores, você pode trabalhar nos arquivos que estão na sua dropbox, que as mudanças serão sincronizadas nos outros computadores!
  • Para compartilhar arquivos: você pode compartilhar uma pasta de sua dropbox, para dar acesso a quem você deseja aos arquivos.
QR code para Dropbox Android
A mais destas funcionalidades, o dropbox é multiplataforma mesmo: a mais dos clientes disponíveis para vários sistemas operacionais com o windows, o mac e o linux, tem também clientes para o principais smartphones do mercado, com o Iphone, Blackeberry e claro, Android:  (ver o QR code do lado, mais informação). A versão do smartphone permita de consultar os arquivos que estão na sua dropbox, até de ler os mídias em "streaming", e também de enviar fotos e vídeos feito pelo celular. Tem também o recurso bacana de poder enviar o link de um arquivo por email.

E os recursos do dropbox dar possibilidade para fazer outras coisas, como ter exatamente o mesmo perfil Firefox entre todos os computadores, ou ter as configurações de diversas programas como o Filezilla iguais entre diversos computadores. Estas técnicas requeriam uma configuração mais complicada do windows (principalmente da versão XP). exemplo: Synchronizing Firefox Through Dropbox

E como o twitter, Dropbox permita o uso de outros programas que usam seus recursos. Um bacana é o dropitto: uma vez que você autorizou o acesso de sua dropbox para o dropitto, você vai ter um link personalizado, com a senha que você definiu. Com estes dados que você transmita ao pessoal de seu interesse, eles vão poder enviar facilmente arquivos para você, que você recebera diretamente na sua dropbox!

Convencido? Quer experimentar? Então convido você a passar por este link de patrocino: você e eu receberemos 250MB de limite de dropbox a mais.


Outro site que fala do Dropbox: Avaliação INFO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

***************** ***code ganalytics** *********************