sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ferramenta para vigiar as vagas na internet

Antes de falar dos diversos sites para marcar sua presença na internet (ou e-reputation), vou apresentar uma ferramenta bastante eficiente e rápida para fazer inteligência competitiva nos sites de ofertas de emprego. Mesmo se o twitter está se colocando numa posição crescendo neste contexto, o fluxo RSS está ainda uma boa ferramenta.
O que é um fluxo RSS? Rapidamente, é uma norma que os sites e blogs podem usar para sinalizar aos leitores deles as últimas atualizações. Para detalhes, vê aqui, aqui e aqui. A maioria dos sites disponibilizam esta ferramenta.
E como ler estes fluxos? Os navegadores modernos podem ler estes fluxos, mas não é muito pratico. Para ver mesmo a utilidade destes fluxos em relação a ir no site por exemplo, tem que usar um agregador de notícias. Assim, você consegue numa única interface seguir as atualizações de vários sites!
Eu recomendo à você o Google Reader: https://www.google.com/reader/
É uma ferramenta online, accessível de qualquer lugar. Em fim, é tão vantajoso este tipo de ferramenta online que ter um webmail com Gmail em relação a uma conta e-mail accessível só de um cliente configurado. A mais, sua integração na galaxia de serviço Google como Google Buzz ou Gmail é uma vantagem. Para usar o Google Reader, basta ter uma conta Google. Se você já usa Gmail, Orkut ou Blogspot por exemplo, você já possui.
Depois, você tem que adicionar os fluxos de seu interesses. Por exemplo, os dois blogs de emprego em Manaus citados aqui, e este claro, disponibilizam um fluxo RSS. Os fluxos RSS são sinalizados por este ícone.
Na maioria dos sites, se você tem um navegador moderno, você pode ver-lo na barra do endereço.
Basta clicar em cima! E depois seguir as indicações: escolha o fluxo, tanto faça na prática se é atom ou RSS 2.0 para o Google Reader.
Em seguido, escolha google com aplicativo para se abonar:
E depois disso, escolha finalmente Google Reader.
No Google Reader, você pode organizar os fluxos por temas, para facilitar a leitura. Por exemplo, a minha parte emprego.
E graça a uma ferramenta com Newsrob, você pode consultar os seus fluxos no seu celular.
Para saber como usar este QR code, vê aqui.
Agora, você pode agregar os sites de seu interesses. Aqui a mina pequena lista, focada claro nas áreas de meu interesse. Ela contém os dois blogs citados acima, assim que os fluxos da Hays e da Michael Page. O foco aqui foi a busca de emprego, mas se aplica para qualquer outro assunto. Esta ferramenta permita facilmente, rapidamente e de um jeito eficiente seguir as atualizações do seu interesse. Porém tem sites que você vão ver apenas um extrato ou  até só o título do artículo, não a mensagem inteira. Isso é para lutar contra dois fenômenos: os oportunistas que usam esta ferramenta para fazer copia de conteúdo, e os leitores que não vão mais ler no blog lendo apenas no agregadores de noticias, diminuindo a frequência de visitas no site, assim que a possibilidade de clicar nas propaganda. Então se você gosto de um blog, mesmo se o agregador de fluxo permita um ganho de tempo legal, passar fazer uma visita de vez em quando ;)
Espero que você gostaram deste artículo e que fico claro a eficiência desta ferramenta. Se você tem um feedback, pode usar os comentários "beloooow", com falaria RWJ ;).


Edit do 06-Jul-2010: substituição da ferramenta Android Netashare (que apresentava problema de conexão) pelo Newsrob, mais completa também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

***************** ***code ganalytics** *********************